CONTEÚDOS

Conheça sua saúde

Heading

Outubro Rosa: conheça os benefícios da atividade física na prevenção do câncer de mama

Neste mês é celebrado o Outubro Rosa, um movimento internacional que incentiva a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama feminino. No Brasil, esse é o câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. A situação fica ainda mais grave quando analisamos o fato de que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, para o ano de 2022 foram estimados 66.280 novos casos, oque representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. 

 
Para prevenir a doença, uma boa opção é ser adepta da prática de exercício físico. Segundo a fisioterapeuta e professora de educação física Deise Alves Bragança existe uma forte relação entre a prática de uma atividade e a prevenção do câncer. No caso de mulheres que enfrentam a doença, também há benefícios: “A atividade física é importante para o cuidado e a promoção de saúde. Ela aumenta o ânimo e a motivação, contribuindo para o bem-estar físico e mental. Melhora também a qualidade de vida e autoestima em um momento delicado da vida do indivíduo”, explica.  

 
A profissional especializada em gerontologia, acupuntura e docência em Ensino Superior também aponta as vantagens de manter o corpo ativo para o enfrentamento da doença. “Na fisioterapia, os benefícios dos movimentos, ou seja, cinesioterapia, que é o movimento terapêutico, previnem as complicações decorrentes da cirurgia do câncer de mama, como diminuição de edema residual nos braços, e previnem as limitações articulares e a diminuição de força muscular decorrentes das limitações de movimentos nos pós-cirúrgico, entre outros”. 

 
Já o nutricionista André Moraes, especializado em nutrição esportiva, lembra que cuidar da alimentação e dos hábitos do dia a dia são divisores de água para evitar problemas de saúde, inclusive o câncer de mama. “Sempre digo que o sedentarismo é um grande vilão. Quanto mais em movimento a mulher estiver, maior controle ela tem sobre a produção de hormônios, gordura corporal, certas inflamações e inchaços que podem levar ao câncer no futuro. Mas, evitar o cigarro e o uso abusivo de álcool também são decisões cruciais para aquelas pessoas que buscam uma vida longa e com qualidade de vida”, finaliza.  

VEJA TAMBÉM

Promessas de ano novo saudáveis – e diversificadas

Dificuldade para começar? Conheça as metas que todos conseguem alcançar.

SAIBA MAIS

O segredo da longevidade: dicas comprovadas para um envelhecimento bem-sucedido

Cuidado com as pegadinhas e confie nas dicas comprovadas pela ciência

SAIBA MAIS

Corpo em movimento, cérebro ativo: o impacto dos agachamentos na função cognitiva

Fazer agachamentos durante intervalos de TV pode ajudar a sua mente.

SAIBA MAIS

De quantas horas de sono você realmente precisa?

Você dorme, em média, quantas horas por noite?

SAIBA MAIS

NAVEGUE POR CATEGORIAS